quarta-feira, 18 de maio de 2016

EQUILÍBRIO ÁCIDO-BASE

EQUILÍBRIO ÁCIDO BÁSICO


pH= Potencial Hidrogeniônico.

É a medida da concentração de íons de hidrogênio (H+) em uma solução.

Ácido: Substância que doa hidrogênio em uma solução aquosa. Ex: Ácido Clorídrico.

Base: Substância que recebe hidrogênio ou doa OH- (hidroxila): Soda Cáustica.
Na água pura, algumas moléculas se dissociam em H+ e OH-.

ESCALA DE PH

neutro
0____________7____________14
Ácido                Básico ou Alcalino

Na água pura existem 0, 000 0001 íons H+ livres em solução.
O pH 7 é neutro pois tem a mesma quantidade de H+ e OH-, uma anula a outra.
Solução básica: menos H+
Solução ácida: mais H+
Quanto mais hidrogênio numa solução, menor será o valor de pH e mais ácida será a solução.
Quanto menos H+ (mais OH-) numa solução, maior será o valor de pH e mais alcalina será a solução.



EQUILÍBRIO ÁCIDO-BÁSICO

O grau de acidez é uma propriedade química importante do sangue e de outros líquidos orgânicos. A acidez expressa-se na escala pH, em que 7,0 é o valor neutro, acima deste é básico (alcalino) e abaixo é ácido. Um ácido forte tem um pH muito baixo (cerca de 1,0), enquanto uma base forte tem um pH muito elevado (próximo de 14,0). O sangue é normalmente ligeiramente alcalino, com um pH que varia entre 7,35 e 7,45.

O equilíbrio ácido-básico do sangue é controlado com precisão porque inclusive um pequeno desvio da escala normal pode afetar gravemente muitos órgãos.

O organismo utiliza três mecanismos para controlar o equilíbrio ácido-básico do sangue. Em primeiro lugar, o excesso de ácido é excretado pelos rins, principalmente sob a forma de amoníaco. Os rins possuem uma certa capacidade para alterar a quantidade de ácido ou de base que é excretada, mas isto em geral demora vários dias.

Em segundo lugar, o corpo usa soluções-tampão no sangue para amortecer as alterações bruscas da acidez. Um tampão atua quimicamente para minimizar as alterações no pH de uma solução.

O terceiro mecanismo para combater o pH do sangue implica a excreção do anidrido carbônico.

Uma anomalia num ou mais destes mecanismos de controlo do pH pode provocar uma das duas principais alterações no equilíbrio ácido-básico: acidose ou alcalose. A acidose é um quadro em que o sangue tem demasiado ácido (ou muito pouca base), dando como resultado com frequência uma diminuição do pH do sangue. A alcalose é uma situação em que o sangue possui demasiada base (ou muito pouco ácido), resultando por vezes num aumento do pH do sangue. A acidose e a alcalose não são doenças, mas sim o resultado de uma ampla variedade de perturbações. A presença de acidose ou alcalose fornece um indício importante da existência de um grave problema metabólico.

A acidose e a alcalose podem ser metabólicas ou respiratórias consoantes à causa principal. A acidose e a alcalose metabólicas são causadas por um desequilíbrio na produção e na excreção renal dos ácidos ou das bases. A acidose e a alcalose respiratórias são causadas principalmente por perturbações pulmonares ou da respiração.




Referências:

Anotação em aula Prof. Allyson

http://www.manuaismsd.pt/?id=164

Video Equilíbrio ácido-básico prof. Fernando Mafra

Nenhum comentário:

Postar um comentário